Tesourinhos do 1128


 

Mega Construção

Olá! Vou partilhar convosco uma actividade que fiz enquanto Pioneiro. Esta actividade ficou na minha memória por vários motivos mas, o principal foi a “MEGA CONSTRUÇÃO” que fizemos nesse campo.

Decorria o mês de Julho do ano de 2001 e, vivíamos o imaginário dos Templários. As equipas Morcego e Raposa concentraram-se a horas diferentes e, depois de decifra-mos um enigma partimos para o local onde seria o nosso campo. Não sabíamos onde era o campo da raposa e, tivemos que descobrir durante algumas cruzadas que fizemos dia e noite. Essas cruzadas tinham como objectivo roubar a bandeirola da outra equipa.

No final da manhã levantámos campo e fomos até ao Vale Escuro. Já em secção a chefia apresentou-nos um projecto que queria que executássemos. O projecto consistia na construção de uma torre de vigia com aproximadamente 4 metros de altura, ladeada de 2 tendas a 2metros de altura. Ao princípio ficámos um pouco assustados de como iríamos construir tal coisa mas, depois de orientados a construção começou a ganhar forma.

Começámos por fazer uma lista de tarefas que passo a citar:

- Pilares da torre
- Pilares das tendas
- Varas para tampos (tendas e torre)
- Abrir buracos
- Fazer encaixes
- Arranjar pedras

Estas são as tarefas que estabelecemos para o primeiro dia. Parece-te fácil? Pois bem requereu bastante força e genica pois tínhamos que encontrar 6 varas com aproximadamente 5 metros de altura porque, para garantir robustez e estabilidade é necessário enterrar cerca de 1 metro cada pilar. O mesmo se aplica às varas para a estrutura das tendas visto que, torna-se desagradável acordar a meio da noite porque a tenda está a ceder com o peso exercido sobre a estrutura. Depois de trazer as varas para o local onde ia ser erguida a construção com uma altura nunca antes vista no nosso agrupamento, passámos à fase seguinte. Enquanto uns abriam os buracos para enterrar as varas e outros foram buscar pedras iniciou-se um trabalho de precisão que, quando bem feito traz imensa robustez a qualquer construção. A técnica do encaixe ou froissartage! Esta técnica consiste em fazer entalhes nas varas de forma a que depois de unidas pareça que seja uma só vara. Normalmente só usamos esta técnica quando fazemos construções elevadas mas podemos usar em qualquer construção.

Buracos abertos e encaixes feitos passámos às ligações onde gastámos imenso sisal mas, tinha que ser para garantir que tudo corria bem. Posto isto reunimos a força toda da secção e levantámos os três pilares unidos por uma vara, e enquanto uns suportavam os pilares outros colocavam as pedras e terra e ainda um terceiro com uma vara grossa e pesada calcava a terra para compacta-la.

Horas depois já com a estrutura pronta colocámos as varas para fazer o tampo e, todas as varas foram unidas com botão em esquadria para não mexerem e criar espaços para que não houvesse espaços demasiados grandes e não cairmos. Tampos terminados usamos folhas a cobrir os tampos e depois de ter um colchão confortável montámos as tendas. Mas para chegarmos às tendas e ao topo da torre construímos 3 escadas onde também usámos a técnica de encaixe. Finalizámos a construção com um toldo no cimo da torre e desfrutámos da nossa MEGA CONSTRUÇÃO!

Espero que tenhas gostado e que isto sirva de incentivo para que também tu te queiras superar e fazer a tua MEGA CONSTRUÇÃO! Aqui fica o desafio e se precisares de alguma ajuda podes contar comigo!

Tiago Lapa,
Chefe de Clã

Voltar ao topo

Voltar ao índice